quarta-feira, 24 de julho de 2019

CARNAVAL - Patrimônio Cultural Imaterial Inventariado de Felisburgo

O Carnaval de Felisburgo é, sem dúvida, um dos maiores eventos do Vale do Jequitinhonha! Ele reúne todos os anos, turistas de várias partes do país que escolhem passar aqui os dias de folia. Acredita-se que muitos foliões são atraídos pela característica bucólica da cidade que oferece sossego, apesar de a Festa de Carnaval se configura num evento tipicamente agitado. Valendo ressaltar também o diferencial hospitaleiro da população e a qualidade da infraestrutura instalada para o evento.
O Município entende que o Carnaval funciona como portal e vitrine de projeção da arte, cultura e, sobretudo, de geração de renda e de capital social. Tanto que vem atuando no resgate de antigas atrações tradicionais da festa, investindo na formação de pessoas para atendimento ao turista, e incentivando a inauguração e melhoramento da Rede Hoteleira, bares, lanchonetes e churrascarias.

A força e representatividade do Carnaval felisburguense fazem dele um motivo de atenção especial para que não se perca no decorrer do tempo, mas que continue evoluindo e preservando suas origens que são tão caras no fortalecimento da Identidade Cultural da população.










Os antigos carnavais de Felisburgo eram tipicamente de salão e aconteciam no Ilusão Clube, embalados pelo ritmo das marchinhas. Nas ruas, a folia era marcada pelos blocos de cordões e de mascarados que se apresentavam durante o dia. Estas manifestações de rua desapareceram completamente nos anos de 1980. Relatos de antigos moradores afirmam que a realização do evento carnavalesco do Ilusão Clube ficava a cargo da Diretoria Executiva da Entidade e restrita à elite da época. O acesso aos bailes era de direito dos sócios e de alguns foliões que pagavam pelo ingresso, ocasionando a exclusão da maioria absoluta da população. No início dos anos de 1970, com a extinção do Ilusão Clube, os bailes foram transferidos para o Salão de festas do recém inaugurado Argos Clube, onde permaneceram até o ano de 1989.


Em 1990, sem o carnaval do Argos Clube, o então prefeito Jairo Murta Pinto Coelho inaugurou oficialmente o carnaval de rua na cidade. Naquele ano, foram convidados Tadeu Martins e Marcílio Brandão para ajudarem na produção do evento, que foi realizado na Praça Del Rey com o nome de “Carnaval Pedra 90”. Nos anos 2000, em parceria com o Projeto Estadual denominado “Minas Folia”, o carnaval de rua de Felisburgo foi popularmente batizado de “Carnafeliz”.

O advento do carnaval oficial de rua trouxe consigo o ritmo do axé, ocasionando o descarte das antigas marchinhas tradicionais e incentivou a criação dos blocos “Pé-de-Boi” e Tô Doido e Num Tô Nem Aí”. Estes blocos dominaram a cena dos carnavais da Praça Del Rey durante toda a década de 1990 e parte dos anos 2000, quando deixaram de desfilar. Outros blocos, ao longo do tempo, foram criados: Explode Coração, A Turma da Gabiroba, Gueto, Os Meninos de Boné, Todos Loucos, Conexão do Morro, Bloco Infantil GlôBeleza. Todos extintos atualmente.

A estrutura do “Carnaval Pedra 90” era composta de barracas de madeira cobertas de folhas de palmeiras que atendiam ao comércio de comidas e bebidas, de um palco alugado de tamanho médio com iluminação simples e de um som mecânico, também de médio porte. As atrações privilegiavam as bandas baianas de axé e, durante o dia, aconteciam as matinês, os concursos de cavaleiros, os desfiles da Banda Mole e os jogos de futebol de Homens fantasiados com vestimentas femininas. Em duas edições do “Carnaval Pedra 90”, no mandato da Prefeita Alice Pereira de Souza, promoveu-se o “Felisburguense Ausente”, com o objetivo de trazer para o carnaval os filhos da terra residentes em outras localidades.

Em 2009, o carnaval passou a investir mais na qualidade de sua infraestrutura, oferecendo tendas metálicas com cobertura de lonas antichamas, palco e iluminação profissionais; som mecânico de grande porte e Projeto de Segurança aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Pode-se dizer que foi um salto positivo na realização da folia.

O Carnaval da atualidade vem buscando o resgate de elementos perdidos e fortalecendo os que sobreviveram, bem como, ressignificando algumas manifestações que foram agregadas ao longo de sua existência. Ex: promoção de oficinas de valorização da memória e confecção de motivos carnavalescos, resgate do Rei Momo e suas rainhas; concurso de fantasias; fortalecimento da tradicional Banda Mole e valorização dos novos blocos carnavalescos (A Turma do Lepo Lepo, Até que a Noite Vire dia, Unidos sem Preconceito, Amorecana, Os Bagaceiras e Foguetão). Em 2016, o carnaval foi realizado na nova Praça de Eventos, na região da Pampulhinha, mas, no ano seguinte, retornou para a Praça Del Rey. Os organizadores avaliaram que as condições do novo espaço eram insuficientes para o evento. Acesso inadequado e energia insuficiente foram fatores determinantes na decisão. Também, vale citar os inúmeros pedidos de foliões que defendiam a permanência da folia no seu local de origem. 

A Festa de Carnaval foi aprovada para fins de inventário e indicada para registro pelo CDMPC – Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Felisburgo, conforme Ata da Reunião do dia 03 de julho de 2014 e referendada na reunião do Conselho do dia 14 de setembro de 2018. Este Bem Cultural Imaterial Inventariado foi aceito e aprovado pelo IEPHA em junho de 2019.

Oficina de confecção de motivos carnavalescos – (Gladiston – fevereiro/2017)

Máscaras decorativas confeccionadas na oficina – (Gladiston – fevereiro/2017)

Montagem da estrutura do carnaval – (Gladiston – fevereiro/2017)

Abadá oficial do carnaval – (Oseias Alves– fevereiro/2018)

Abadá oficial do carnaval – (Oseias Alves – fevereiro/2017)

Oficina de confecção de motivos carnavalescos – (Paula Andréia - janeiro/2018)

Máscaras decorativas produzidas na oficina – (Paula Andréia – janeiro/2018)

Montagem da estrutura do carnaval – (Gladiston – fevereiro/2018)

Portal do Carnaval – Entrada Principal – (Gladiston - fevereiro/2017)

Portal do Carnaval – Entrada Principal – (Gladiston - fevereiro/2018)

Ornamentação do carnaval – fevereiro – (Gladiston /2017)

– Ornamentação do carnaval – fevereiro – (Gladiston /2018)

Apresentador do carnaval e público – fevereiro – (Will/2017)

Show musical - (Gladiston – fevereiro/2017)

Show musical - (Gladiston – fevereiro/2018)

Público do carnaval – (Gladiston – fevereiro/2017)

Público do carnaval – (Gladiston – fevereiro/2018)

Concentração da Banda Mole – (Gladiston - fevereiro/2017)

Desfile da Banda Mole – (Gladiston – fevereiro/2018)

Matinê – (Gladiston – fevereiro/2018)

Matinê – (Gladiston – fevereiro/2018)

Bloco do Social – (Thiago Augusto – fevereiro/2017)

Bloco Unidos sem Preconceito – (Arquivo Quilombola Paraguai – Fevereiro/2018)

Concurso de Fantasias – (Arquivo Bloco Os Bagaceiras - Fevereiro/2018)

Encerramento do carnaval – (Arquivo da Secretaria Municipal de Cultura - Fevereiro/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.