sábado, 17 de fevereiro de 2024

"O MEU LUGAR" - Gládiston de Araújo






AGRADECIMENTOS: 








DISCURSO DA SOLENIDADE DE LANÇAMENTO DO LIVRO “O MEU LUGAR      /       10/11/23      /     ESCOLA ESTADUAL DE FELISBURGO

 

Boa noite, senhoras e senhores! Prezadas autoridades, educadores, estudantes e amigos aqui presentes, inicio minha fala citando Lêv Tolstôi quando diz “Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”. E o mesmo sábio escritor russo afirma que “Não há grandeza quando não há simplicidade. As grandes obras de arte somente são grandes por serem acessíveis e compreendidas por todos.”.

 

Eu decidi desde sempre tingir “O meu lugar” com os tons da simplicidade que emanam da nossa gente e que são grandiosas justamente porque carregam em si a singela autenticidade de uma vida coletiva bordada nos matizes do chão e nas nuances de seu céu. “O Meu lugar” é “O seu lugar”, o “Nosso lugar”. E sendo assim, “Lugar de todas as gentes”! Aqui cabe todo o mundo...

 

Tenho muito a agradecer e nada a pedir. Inicialmente agradeço a Deus, meus pais, de modo especial a minha mãe, in memoriam e demais familiares, na pessoa de Lena, minha irmã, aqui presente.

Igualmente, agradeço ao meu editor Sílvio Cerceau, da Editora Vitrine que aceitou a missão de cuidar e publicar o meu primeiro livro e Maurício Canguçu, o maior incentivador desta realização, bem como, Vera Lúcia Canguçu.

 

Agradeço, também, a equipe técnica e artística: Ryan Emmanuel do Carmo Cruz, pelo projeto Gráfico e Capa; Gutemberg Rodrigues Oliveira, autor da imagem de capa; Bruna Layla Neres Matos, Revisora textual e o poeta e escritor Robson Waite Mendes Pereira, apresentador de “O meu lugar”.

 

Agradeço, ainda, a Equipe organizadora desta solenidade: Valdilene, Ivone, Bruna, Dalila e Paula. Aqui, estendo o agradecimento a todos que colaboraram com a equipe e deixaram tudo pronto e organizado para nos receber nesta noite, de modo especial, Basília, pela generosidade comigo. Grato!

 

Abraços a Janice, Thiago, Luiza e João que estão enriquecendo e nos emocionando com as lindas apresentações culturais... Obrigado, parabéns e aplausos!

 

Também, na pessoa da Diretora Josélia, agradeço todo o carinho e disposição dos educadores e estudantes desta escola, que abriram as portas e abraçaram com muita dedicação esse nosso evento. De modo especial aos participantes do Clube de Leitura, incentivados pela professora Cristiane.

 

ENTÃO, GRATIDÃO, COLÉGIO!


E, finalizando, um agradecimento muito, mas muito especial mesmo a todos os meus amigos que acreditaram e investiram na realização deste sonho. Só Deus para recompensar vocês... Eu jamais me esquecerei, amigos, desse gesto generoso!

 

Senhoras, Senhores!

 

Por hora, Sigo construindo a minha história, crendo que a felicidade é de quem tem histórias para contar, pois certamente, aquele que têm histórias para contar, um dia será personagem de histórias que outros contarão.

 

Bem sabemos que nem sempre a história individual da pessoa é valorizada, entretanto, é preciso lançar luz sobre o caminhar de cada um e reconhecer seu valor e contribuição na construção da história e memória coletiva do lugar. Aqui, ilustro com um trecho das palavras da historiadora Emília Viótti da Costa “Um povo sem memória é um povo sem história...”.

 

O livro “O meu lugar”, carrega em sua essência um roteiro de homenagens ao nosso povo, nossa gente simples que fez história no cotidiano sem perceber, muitas vezes, que suas ações geraram, criaram e fortaleceram a nossa identidade sertaneja, mineira e, sobretudo, felisburguense.

 

É um livrinho de poucas páginas, como costumo dizer; no entanto, é infinito de significados. O escrevi convicto que “O meu lugar” não é só meu; é NOSSO! Então, somos todos personagens e coautores das crônicas em forma de poemas nele contidas. Portanto, assinem comigo esta obra! Ela nos pertence!

 

Boa leitura a todos!

Obrigado e que Deus nos ajude!




RESENHAS DOS ALUNOS DO CLUBE DE LEITURA DA ESCOLA ESTADUAL DE FELISBURGO





PUBLICIDADES



Comentário da minha estimada e inesquecível professora Joaninha de Rosalino

Comentário da minha prima muito querida Iara Fonseca

Meu amigo Rogério Barbosa divulgando o livro na Inter TV

Minha querida professora de colégio, Hyda,  comentando o livro


Meu estimado amigo Rogério Barbosa divulgando o livro na Inter TV

Comentário do livro - Liety, amiga muito especial

Rogério Barbosa na Inter TV

Comentários do livro - Liety

GALERIA DE FOTOS - LANÇAMENTO DO LIVRO "O MEU LUGAR"

(Em breve, teremos as legendas. Aguardem)





















































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.