quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Atividade vinculada à iniciação científica: Leitura do Livro “O meu lugar”.

  


Relatório sobre a atividade desenvolvida:

 

O presente relatório tem como objetivo apresentar uma resenha crítica do livro O Meu Lugar, de minha autoria, Gládiston Batista de Araújo, publicado em 2023 pela Editora Vitrine e disponível para consulta no blog Educpoesia, na Casa da Cultura local e nas bibliotecas escolares de Felisburgo. Esta atividade configura-se como complementar do curso de História, pois envolve análise literária com enfoque histórico-cultural e interpretação crítica de memória e identidade local.

Ao reler O Meu Lugar, reafirmo que a obra constitui uma reflexão profunda sobre Felisburgo e sua comunidade, construída a partir das minhas experiências vividas, memórias afetivas e observações detalhadas do cotidiano local. Nos textos curtos em prosa poética, procurei registrar figuras simples, tradições populares, hábitos cotidianos, festas, artesanato, religiosidade, paisagens e acontecimentos locais, transformando vivências em patrimônio simbólico e contribuindo para a preservação da memória coletiva. Reconheço que, como se espera de obras memorialísticas, há predominância da subjetividade e da minha perspectiva pessoal, que nem sempre busca comprovação documental; ainda assim, isso reforça a relevância da memória afetiva como fonte de conhecimento cultural.

A obra também permite uma reflexão sobre a identidade cultural e oferece elementos de análise para pesquisadores interessados na História Cultural e na História Oral. Ao transformar experiências individuais em narrativa poética, mostro que a História não se limita a documentos oficiais, mas também se constrói a partir da memória, das experiências cotidianas e do olhar atento para a vida das comunidades. No discurso de lançamento, declarei: “Dedico este livro às pessoas comuns que, sem perceber, constroem as bases de nossa história, pois elas são a própria essência do meu lugar”, reforçando a ideia de que o cotidiano e as ações das pessoas simples constituem a história viva do município.

Reconheço ainda que minha escrita busca dialogar com autores como Cora Coralina, Guimarães Rosa e Rachel de Queiroz, que me inspiraram pelo cuidado em transformar experiências locais em narrativas universais, pela riqueza linguística e pela forma afetuosa de retratar personagens comuns sem idealizações. O Meu Lugar constitui, assim, mais do que um livro: é um gesto de valorização cultural e memória coletiva, que une literatura e História e permite desenvolver competências de análise crítica, compreensão da memória e reconhecimento da importância de narrativas literárias como registros culturais e históricos.

Como futuro professor, vejo nesta obra uma ponte entre vivência pessoal, literatura e pesquisa histórica, reforçando a função da escrita como ferramenta de preservação e reflexão cultural. A experiência de leitura me permitiu perceber mais uma vez a riqueza cultural e as histórias significativas de pequenas comunidades, mostrando que a memória afetiva complementa registros oficiais e fortalece a identidade coletiva.


 

Críticas/Sugestões

 

Ao reler O Meu Lugar e refletir sobre a escrita e o registro das memórias locais, percebo que, como autor e pesquisador, poderia ter aprofundado algumas referências históricas e sociais, contextualizando eventos e personagens mencionados com fontes externas ou registros documentais. Sugiro que futuras edições ou leituras complementares incluam notas explicativas, depoimentos de outros moradores e comentários sobre tradições e acontecimentos históricos, de forma a fortalecer a dimensão acadêmica da obra sem comprometer a sensibilidade poética que caracteriza os textos. Essa abordagem permitiria que a obra alcançasse maior profundidade enquanto fonte para estudos históricos e culturais, conciliando memória afetiva e análise crítica.


GALERIA DE FOTOS:










ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR

Gládiston Batista de Araújo

Curso/Graduação: História - UNIFAVENI/2025

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